segunda-feira, 11 de agosto de 2008

MAÇONARIA - ORIGENS INICIÁTICAS - 6.1 - O EGITO

MAÇONARIA
ORIGENS INICIÁTICAS

6.1
O EGITO

Desde os primeiros tempos que nos fazem revelar pela história, o Egito mostra-se como uma nação muito adiantada na sua cultura e com uma iniciação sábia.
Todos os escritores, Heródoto e Plutarco em primeiro lugar, fazem-nos ver o Egito como foco intelectual e religioso onde os outros paises foram, por meio de grandes homens, conhecerem as ciências misteriosas.
Depois da invasão muçulmana, o Egito tornou-se letra morta para o mundo civilizado.
Foi apenas na campanha do Egito, quando Napoleão, revivendo Alexandre, levou grandes sábios, entre eles Champollion, é que se começo a penetrar o segredo dos milênios.
Existências inteiras foram empregadas para tentar penetrar seus mistérios, e mesmo assim, só tomando conhecimento da parte exotérica.
Somente há tempos atrás, Gayet, esforços para encontrar na tradição oculta e inscrições, outras coisas além das demonstrações de vitória.
Moret estudou os segredos da magia egípcia e nos deixou trabalhos de grande interesse documental.
O resultado de todos esses esforços é que, não somente os egípicios se entregavam à magia sagrada, fórmula ritual e muitas vezes intuitiva da ciência psíquica, e a operavam racionalmente e cientificamente. Eles conheciam a existência no ser humano, ao lado do corpo físico, os elementos mais sutis, que eles chamavam o “duplo”, avançando nisso numerosos séculos relativamente às nossas descobertas muito recentes.
Estamos longe da completa revelação do que contém este grande túmulo de povos que dormem no vale do Nilo.
Os egipitólogos têm grandes dificuldades em tomar o sentido exotérico dos hieróglifos, a compreensão dos textos religiosos sob o ponto de vista esotérico é também cheia de dificuldades. H. O . Lange, diz: A inteligência dos textos religiosos tornou-se extraordinariamente difícil pela multidão de suas alusões às tradições sagradas que nos são desconhecidas.
As dificuldades são consideráveis, pelo próprio cuidado que tiveram em velar os dados iniciáticos, que os possuidores da iniciação faziam, ou davam a máxima importância.

Site maçônico: www.pedroneves.recantodasletras.com.br

Nenhum comentário: