domingo, 5 de outubro de 2008

OS TRÊS PONTOS MAÇÔNICOS

OS TRÊS PONTOS MAÇÔNICOS

A palavra ponto originou-se do Latim, punctus, significando um sinal ou uma mancha que se assemelha a picada de agulha.
Na matemática podemos exemplificar, classicamente, que uma reta é representada pela união de dois pontos eqüidistante, que se liga.
Na maçonaria os três pontos, simbolicamente, vieram a ter uma conotação histórica e tendo regra definida.
A regra dos três pontos maçônicos veio a ter uma metodologia própria e obedecendo a uma ordem para iniciar ou terminar um titulo ou um termo técnico maçônico, adquirindo a forma de triângulo. Exemplos: G.: A.: U., G.: L.: M.: M.: G.:, ETC.
1. Colocamos os três pontos após as primeiras silabas ou as primeiras letras dos vocábulos: Ap.:, Mac.:, M.:.
2. Para resumir algumas expressões, sem que haja confusão e prejuízo: S.:C.:R.:C.:(Soberano Capítulo Rosa Cruz).
3. Simbolizando alguns plurais: M.:M.:.
No século VI, o Imperador Justiniano, proscreveu obrigatoriamente os manuscritos abreviados, abrindo a procedência para as escolas usarem as escritas abreviadas.
E posteriormente Felipe, o Belo da França, decretou a Lei proibindo a escrita abreviada em todos os atos jurídicos e atos notórios, evitando a falsificação dos documentos.
A proibição da abreviatura em documentos e atos jurídicos até hoje procede.
Na maçonaria a prevalência dos três pontos, pelos maçons, é uma marca simbólica e permanente até hoje, nos tempos modernos.
Markely, Encyclopedia of Freemasony, afirma que: ”não é um símbolo, mas simplesmente uma abreviatura.Por conseguinte, a tentativa que se fez de ir buscar a sua origem nos três yods hebraicos, signo cabalístico do tetragramaton, ou em outro símbolo útil, é uma abreviatura e nada mais.”
Há indícios que os três pontos tiveram origem na maçonaria Francesa, alguns autores contradizem e relata que a maçonaria Inglesa é a que deu origem aos três pontos. A partir desta época inicia-se adoção dos três pontos pela maçonaria mundial.
Reagon revela “Ortodoxia Maçônica” “Os três pontos foi utilizado em uma circular de 12 agosto de 1774, onde se lia G.: O.: de FRANCE.” Felipe Chapuis contradiz Reagon, mencionando que os três pontos já eram encontrado em escritas nas atas da loja “La Sincerité”nas eleições de 3 de dezembro de 1764, dez anos antes da data cita por Reagon”. E encontram quadro tipos diferentes de abreviaturas.
1. Em forma de triângulo e repousando sobre a base
.:
2. Em ângulo reto, dois pontos um sobre outro e ao lado.
:.
3. Em triangulo sendo o vértice á direita.
. :
4. Em forma de reticência.
...
Há uma versão interpretativa que os três pontos é herança dos ROSA CRUZ, surgindo no século XVII.
Na Antiguidade e na Idade Média e até a Idade Moderna houve uma grande influencia da numerologia, com esta ciência veio o surgimento de grandes sábios, como Pitágoras (segundo a historia um grande maçom) que tinha os números como princípios de todas as coisas.
“Os antigos numerológos têm Deus como Unidade Absoluta e Primordial Mondadas dos Mondadas, A Matérias e a Díade (Dualidade) indefinida, Principio do Mal. Os antigos gregos consideravam o inimigo, o vocábulo díabolo originando do Cristianismo retrato do Diabo.”
O numero três, símbolo da Tríade, da criação, representa a transmutação, da manifestação e da renovação, esta ligada intimamente, maçonicamente, ao Aprendiz, representando simbolicamente as três viagens, as marcha, a idade, etc.
Ao colocarmos os três pontos após o nome temos que relembrar o compromisso feito na nossa iniciação onde juramos segredo sobre tudo que visse e ouvisse.


CARLOS GOMES DA SILVA .’. M.’.M.’.
paloma@vet.ufmg.br

BIBLIOGRAFIA:
Aslan, Nicola. Cap. Estudo sobre os três pontos maçônico.In. Estudo Maçônico Sobre Simbolismo. RJ. Ed. Grande Oriente do Brasil, 1969. pág. 45-56.

Nenhum comentário: