quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

MAÇONARIA - ORIGENS INICIÁTICAS - 8.1 - MOISÉS

MAÇONARIA
INICIÁTICAS

8.1
MOISÉS

A iniciação hebraica revestiu-se de uma forma decerto mais sombria e mais feroz que as iniciações egípcias e gregas, é certo que ela deve a sua forma atual à direção deste grande homem que foi inspirado por Deus.
O legislador de Israel, era filho de um israelita, mas, no momento de seu nascimento, a quantidade de meninos judeus fez o Faraó temer que o Egito fosse destruído. Havia dado ordem bárbara de que todas as crianças dos hebreus do sexo masculino fossem mortas, logo no momento de nascer.
As mulheres que eram destinadas a estes cuidados sempre cheias de repugnância, infringiam as ordens da autoridade. A criança chamada Asarsiph por sua mãe, não podia ser escondida por mais tempo; um grito ouvido por um guarda egípcio poderia perde-lo. Eis porque a mãe, confiante na bondade dos poderes superiores, colocou-o em uma cesta de rosas e deixou-o flutuar sobre o Nilo, perto do lugar onde a filha do Faraó, Termutos, tinha o costume de se banhar com suas damas. Era em 1705 A . C.
Como a mãe havia secretamente esperado, a jovem princesa viu a criança e teve piedade; procurou uma ama para lhe proporcionar os cuidados e a mãe sentiu-se assaz feliz por isso.
Recebeu, então, o nome de Moisés (salvo das águas) e deram-lhe como protegido da filha do Faraó, uma instrução muito vasta nos santuários do Egito.
A iniciação hebraica se relaciona diretamente com a iniciação egípcia, e isto não foi um mistério para os Judeus, pois que vemos nos Atos dos Apóstolos (cap.VII, v. 22):
“Moisés, tendo sido instruído em toda a Sabedoria dos Egípcios, era um homem poderoso em obras e palavras”.
Estrabão, visitando o Egito, recebeu dos sacerdotes a mesma revelação. Afirmou-se que Moisés tinha sido sacerdote de Osíris. Eis o texto de Estrabão que se refere à existência de Moisés antes que o êxodo tenha tirado os hebreus da terra do Egito:
“Moisés era um padre de Osíris que ocupava uma parte do país meridional”.
“Em dissidência com o culto exterior, deixou o nomo, seguido de uma multidão de homens que adoravam a Divindade à sua maneira. Ele professava que o simbolismo zoológico mantinha o povo no erro, a respeito das coisas sagradas; que o simbolismo andrológico dos Libios e dos Gregos, tinha o mesmo inconveniente; que, se o Deus vivo se manifesta através do Universo inteiro, é uma razão para não particulariza-lo, emprestando-lhe uma das formas parciais do Cosmos”.
“Ajuntava que se devia limitar a adorar o Inefável em um templo digno dele, circundado de um território consagrado, mas desprovido de qualquer imagem representativa, de qualquer signo e de qualquer atributo figurado”.
Recomendava que homens escolhidos dormissem no Templo, para receber as comunicações oneirocríticas ou outras que interessassem ao indivíduo ou à sociedade.
“Segundo Moisés, o homem da sabedoria e da Justiça merecia esta graça, e devia colocar-se sempre em estado de receber o benefício, sempre digno de ser honrado pela manifestação da Suprema Vontade”.
“Nada, em Moisés, indicava intolerância”.
“Deus e as ciências que se ligavam a seu culto: eis qual era a sua força”.
“Um território neutro para fundar um Templo, uma Universidade de Deus: eis qual era o seu fim”.
“Prometia instituir uma religião, uma síntese social, sem exação sacerdotal, sem as fantasias imaginativas, sob o pretexto de revelação, sem sobrecarga de formalismo, sem o impudor das práticas”.
“Moisés adquiriu um grande poder sobre a opinião pública destas paragens”.
Há, pois, apesar das profundas semelhanças nas doutrinas, uma grande diferença na realização entre a iniciação do Egito e a que Moisés levou ao povo hebreu.


Sites maçônicos:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO: ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM – REAA (VISITE O SITE: (www.pedroneves.recantodasletras.com.br) CLICAR EM LIVROS À VENDA.

Um comentário:

Raimundo Soares disse...

Boa noite meu notável amigo poeta e escritor PEDRO NEVES. É muito interessante este conhecimento,para os que buscam a revelação desta luz que clareia a estrada da humanidade. São relíquas de costumes,formas comportamentos de vidas que viveram em eras passados, mas deixaram uma legado valioso para o perfeiçoamento do ser humano. Nele conhecemos a força das idéias,as divergênias dos pensamentos, quanto as ideologias,doutrinas simbolismo e tantas outras formas que o homem sem buscou e busca para encontrar a si mesmo.Mais tudo isso são segredos da natureza que os mantem em densos mistérios, para com nós mesmos.Em se observando o conteudo da história,encontramos a revelação de seus mitos em fases diferentes e alucinantes,depois de grande periodo de sofrimento do homem a natureza escolhe um para fazer a mudança a transformação. E o que ficou pra traz aprodeceu, perdeu o brilho,o esplendor,o respeito, e seu valor.Somos todos a semelhança do Ser Supremo,o grande Raciocínio,conforme suas palavras. Mais nem a todos é dado o direito de pensador; de entender o que revela a natureza, para o próprio aperfeiçoamento da vida.Que em verdade sempre desagrada aos nossos interesses, o que em muito aumenta o seu sofrimento. E em se falando do mundo evoluido intelectualmente, a coisa piora muito mais.Vejam o preço que a humnidade paga por viver contra a natureza.
Embora não me confesso grande pecador pelos os meus erros.Ainda vendo e conhecendo que estamos sempre destruindo a natureza,com a idéia do saber o que estamos a fazer. Um bom fds pra vc. Abração do amigo Soares e suas bobajem.