sexta-feira, 16 de abril de 2010

MAÇONARIA - O REI SALOMÃO E SUA HERANÇA - 14

MAÇONARIA
O REI SALOMÃO E SUA HERANÇA
14
Salomão, nome derivado do hebraico Shalom (paz), e do Árabe Sulaymam (amado). Oficialmente o Rei David teve 10 filhos, Amnon, Daniel, Absalão (estes três primeiros morreram), Adonias, Sefatias, Itreão, Simeia, Sebabe, Natã e Salomão que era o décimo. Ele foi figura de destaque na tradição judaico-cristã, citado na Bíblia e no Alcorão. Consta que esteve presente no Egito, onde teria sido iniciado nos Pequenos e Grandes Mistérios em Menfis, desenvolvendo um imenso conhecimento das doutrinas secretas da cabala. A ele se deve um dos símbolos cabalísticos mais conhecidos e usados, o Signo de Salomão. É considerado como o homem mais sábio e rico da humanidade.
Sua mãe, Bate-sebá, foi esposa de um general, o hitita Urias, a quem Davi mandou para frente de batalha para que morresse e ele pudesse tomá-la como esposa.
Salomão (pacífico) por ter um reinado sem guerras em Jerusalém de 971 a.C a 931 a.C (40 anos).
Como era o décimo filho e não era o herdeiro natural ao trono de Davi, sua mãe tramou para que ele assumisse o reinado. Para não ter maiores problemas em seu governo e para assegurar o trono, Salomão ordenou que seu irmão Adonias fosse morto, pois ele seria o herdeiro natural segundo a lei.
Também mandou matar Joabe e Simei, que lhe eram desafetos.
Menciona-se que teve mil mulheres, 700 mulheres e 300 concubinas, todas de grande beleza e adquiridas em troca de grandes somas de ouro.
Ele foi casado com Anelise, filha do faraó Siamon, tendo recebido como dote de casamento a cidade Cananéia de Gezar.
Como era um rei que mantinha relações com vários povos, construiu Templos para Astarte, deusa do amor, Milcon, etc. Permitiu inclusive que a rainha de Sabá cultuasse o Deus Baal.
O Templo de maior destaque e que ficou na história, foi o Templo de Jerusalém, que veio a ser conhecido como o Templo de Salomão. Contou co ajuda de Hiram Rei de Tiro e Hiram Abif na coordenação de milhares de trabalhadores, era um Templo suntuoso e de grande riqueza, ali seria guardada a Arca da Aliança.
Salomão reconstruiu e fortificou várias cidades (Megido, Hazor, etc).
Infelizmente, grande parte da história antiga carece de confirmação, e vários povos vizinhos ao reino de Salomão estranhamente não o mencionam em suas histórias.
A sua história e recheada de decisões sábias e envolta em grandes mistérios, lendas e mitos.
Uma de suas mais conhecidas decisões é sobre a história de duas mulheres que disputavam um bebê. Salomão manda que se divida a criança ao meio e que se desse uma parte para cada uma das mulheres, tendo através deste artifício descoberto qual era a mãe verdadeira.
Sobre o Rei Salomão, seus feitos e decisões sábias certamente dariam para ser escrever vários livros.
Salomão era um ser humano e não um santo ou Deus, portanto, estava sujeito a possuir virtudes e defeitos, como todos na humanidade. Ele não foi certamente o representante máximo da virtude que várias sociedades lhe atribuem. As instituições são perfeitas, mas os homens que as constituem são imperfeitos, basta verificarmos o que acontece no período eleitoral, nas disputas pelo poder. As instituições religiosas e iniciáticas estão perdendo o direito de se intitularem como fraternidade, segundo o dicionário Aurélio (união ou convivência como irmãos, harmonia, paz, concórdia, fraternização), alguns ainda devem acreditar que são donos da instituição, que para se praticar maçonaria deve-se pertencer somente a uma ou outra obediência, são os maçons de carteirinha, não descobriram ainda, que o conhecimento acumulado de milênios nos foi dado gratuitamente e que não é de propriedade de uma única instituição. Ignoram que outros praticam tais conhecimentos de uma maneira melhor do que em outros lugares. Para os ignorantes da história, pessoas que não têm fortuna ou que a ela renunciaram, jamais poderiam participar da instituição, nem mesmo para ensinar, com o atual pensamento materialista, Buda, Jesus Cristo, Ghandi ou Chico Xavier, jamais poderiam participar da sublime Ordem, pois, o único bem e riqueza que possuíam era espiritual, Salomão certamente seria convidado, alias, justamente por não ser perfeito, ele mereceria um lugar na instituição de aperfeiçoamento, para nós seria uma honra. Se os homens não precisassem de aperfeiçoamento moral e espiritual, não existiria razão da existência da sociedade maçônica.
O herdeiro ao trono de Salomão foi seu filho Roboão, quem se habilita a ser herdeiro de seu conhecimento e sabedoria?
Sites maçônicos:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com
SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO: ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM – REAA VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br
CLICAR EM LIVROS À VENDA.

Nenhum comentário: