quinta-feira, 29 de abril de 2010

MAÇONARIA - REGULARIDADE E RECONHECIMENTO - 15.2 - 2ª PARTE

MAÇONARIA
REGULARIDADE E RECONHECIMENTO
15.2 - 2ª PARTE

Não foi a criação de uma Grande Loja e posteriormente outras denominações surgidas, que fez as lojas maçônicas abdicarem da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, foi o poder exagerado passado aos grão-mestres, independente da potência ou obediência. O grão-mestre não tem culpa do poder que lhe foi outorgado.
Hoje, a maioria dos Veneráveis Mestres vive de bater malhetes, sem noção do poder decisório de uma loja, poucos são, os que conhecem o que é ser Venerável. Não existe uma escola de formação de veneráveis, que possa lhes passar tal conhecimento. Chega-se ao grau de mestre, sem um sistema de ensino, quem quer obter conhecimento tem que se tornar um autodidata. A história da fundação de uma das maiores potências conhecida, a Grande Loja da Inglaterra, hoje, Grande Loja Unida da Inglaterra, é desconhecida de quem não pesquisa, e não procura se atualizar. É simples adquirir o conhecimento, a internet tornou tudo acessível.
Antigamente se admitia em lojas, a presença de um capelão e um médico, sem que estes tivessem sido iniciados, eles tinham o dever de manterem discrição sobre o que acontecia nas lojas. Em 1717, um pastor presbiteriano que não era iniciado, e que participava de uma loja especulativa em Londres, teve a sua entrada vedada em uma loja operativa, pois, ele não soube informar quais eram as palavras que lhe dariam acesso em reuniões, tendo então sido revelado que ele era capelão em uma loja e que não havia passado pela iniciação, seu nome: James Anderson (1679 – 1739), então, sob sua influência, criou-se a Grande Loja de Londres, tendo ele criado naqueles tempos uma Constituição maçônica. Quem conhece a história e pesquisa sabe do fato. Pode-se dizer que a fundação da Grande Loja de Londres, foi “irregular” e “espúria”. “Os que falam em regularidade são obrigados a lançar um véu discreto sobre suas próprias origens, porque a história não tem complacência, ela remete cruelmente a seu devido lugar os excomungadores de hoje, que muitas vezes, foram os irregulares de ontem”.
Cada potência possui em seus quadros, homens que sempre engrandecem a maçonaria onde quer que estejam atuando, pelo seu grande conhecimento e visão.
A maçonaria possui uma grande diversidade de mentes em suas fileiras, mas não possui o que é preciso, a unidade. Somos muitos, mas ainda não conseguimos nos tornar um só.
Se fossem adotadas as regras originais que tanto se apregoa, a mais antiga potência brasileira deveria ser considerada irregular na sua origem, pois, adotou primeiramente na sua fundação o rito Adoniramita e posteriormente um rito ateu (Moderno ou Francês) e continua adotando, contrariando o primeiro preceito maçônico: Acreditar em Deus.
Por comodidade e interesse próprio esqueceram que a descrença no Grande Arquiteto do Universo, gerou uma divisão na maçonaria entre a Inglaterra e a França, se for pedida uma explicação para isto, certamente ela será dada dizendo que não é bem assim que funciona.
As disputas pelo poder irão se suceder como sempre ocorreu, causando insatisfações em um meio onde jamais deveriam existir.
Na primeira divisão ocorrida na maçonaria brasileira, a nova potência (Grande Loja) surgida foi considerada como irregular e espúria.
Na segunda divisão ocorrida na maçonaria brasileira, (Grande Oriente Estadual) o mesmo fato se repetiu.
Os considerados como irregulares ontem, são os que se consideram regulares hoje.
Certamente outras divisões irão ocorrer, e tudo voltará a ocorrer como anteriormente.
“A unidade maçônica sonhada por alguns é um engodo; jamais ela será realizada e nem é de desejar que o seja. A maçonaria deve adaptar-se aos diferentes países e corresponder, em cada país, às diferentes aspirações dos maçons”.
A maçonaria tem parar com a hipocrisia, não existem homens bons apenas em uma determinada potência ou obediência e maus apenas eu outra, existem pessoas boas e más em todos os lugares, existem aqueles dotados de conhecimento místico, esotérico e simbólico, que enobrecem qualquer instituição a que pertencem, e os que desconhecem de tudo, mesmo sendo bons (só usam a Ordem maçônica em benefício próprio), estes deveriam participar de clubes de serviço, existem vários. Não é por desconhecerem os princípios da Ordem e não se adaptarem a ela que deixam de ser bons cidadãos, temos de respeitar isso e aceitar quando deixam a sublime instituição.
Qual potência se habilita a apresentar o documento que lhe confere o título de proprietária da maçonaria?
Existem potências que por não adotarem determinados
ritos, não os aceitam como legítimos, não aceitam o que desconhecem.

Os preconceitos, a intolerância, o desconhecimento, as rivalidades individuais, a mesquinhez e maçons de carteirinha, que jamais, deveriam existir na instituição maçônica, estão sendo usados para desqualificar trabalhos profícuos que são executados em outras obediências, porque eles não pertencem a determinados grupos que querem se intitular como donos de um conhecimento que não lhes pertence, que foram colocados à disposição de todos há milênios.
Os que se julgam donos da verdade deveriam olhar primeiramente para o passado, e só então, tentar construir um futuro que já existe em outros países mais evoluídos, com várias potências trabalhando em prol da humanidade, achar que a maçonaria universal é constituída de apenas uma, duas ou três potências é demonstrar total desconhecimento da história da maçonaria no mundo, desconhecem o que existe fora de sua região de vivência, para estes, nem mesmo a internet conseguiu lhes trazer este conhecimento.
Alias, censura-se o uso da internet pela maçonaria, quanto atraso. Pode-se frequentar livrarias, bibliotecas, assistir filmes e documentários nos cinemas e televisões, ouvir programas em rádios, fazer aquisição de livros, jornais e revistas de conteúdo maçônico, para tentar obter certo conhecimento, mas não se pode usar a internet. O mundo mudou, a forma de aquisição de conhecimento ampliou-se, não se pode tentar viver ainda como na idade da pedra. Os rituais devem servir de guia, mas o conhecimento não está apenas neles, eles não conseguem abranger todo o conhecimento.
A maçonaria não pode viver apenas do passado, tem que evoluir dar um salto para o futuro como em outras nações. Tem que evoluir até mesmo em suas propostas de admissão, elas deveriam estar à disposição em sites maçônicos, todo aquele que se julgar em condições de pertencer à sublime instituição, deveria ter o direito de preencher um formulário se candidatando, como já existe em grande parte do mundo, até quando, as pessoas de bem ficarão fora da maçonaria por não conhecerem que lhes possa convidar. Hoje só se indicam os conhecidos. Existe ate mesmo aqueles que se orgulham em dizer que nunca convidaram ninguém por não conhecer quem poderia vir a fazer parte da maçonaria, estes devem viver em um ambiente muito ruim para não conhecerem ninguém a quem possam indicar, devem achar que são os únicos puros e escolhidos.

Site maçônico (www.trabalhosmaconicos.blogspot.com)

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO: ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM – REAA (VISITE O SITE: (www.pedroneves.recantodasletras.com.br) CLICAR EM LIVROS À VENDA.

Nenhum comentário: